instagram   facebook

[30.10.2015] - Altera Regulamento do Primeiro Concurso Literário do GOB-MG

ALTERAÇÃO DE REGULAMENTO CONCURSO LITERAIRIO

 

*  CLIQUE  AQUI  E  ACESSE  A  FICHA  DE  INSCRIÇÃO  *

 

2ª  ALTERAÇÃO  NO  REGULAMENTO

Cabeçalho

 

NORMATIVA N.º EGM-02/15 - GSEC DE 30 DE OUTUBRO DE 2015, DA E.'. V.'.

Assunto: Altera o Regulamento do primeiro Concurso Literário do GOB-MG

Data: 30 de outubro de 2015

  

O Grão-Mestre do Grande Oriente do Brasil - Minas Gerais, Eminente Irmão Eduardo Teixeira de Rezende, através da Grande Secretaria de Educação e Cultura e no uso de suas atribuições legais, considerando que a obra “OBREIROS EM TEMPO DE ARTICULAÇÃO” tem por objetivo propiciar um espaço de articulação, interação e discussão dos grandes temas nacionais por toda a família maçônica, e, para tanto, deve-se ampliar ao máximo a possibilidade de participação dos interessados, prorroga o prazo de inscrição. assim,  RESOLVE:

I- os itens a seguir elencados, constantes da NORMATIVA N.º EGM-01/15 - GSEC DE 17 DE AGOSTO DE 2015 que tornou público o REGULAMENTO DO PRIMEIRO CONCURSO LITERÁRIO DO GOB-MG, passam a ter a seguinte redação:

           I - DO OBJETIVO

O GRANDE ORIENTE DO BRASIL – MINAS GERAIS, POR MEIO DE SUA GRANDE SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E CULTURA, TORNA PÚBLICO O PRESENTE REGULAMENTO DE PARTICIPAÇÃO NO CONCURSO LITERÁRIO QUE ESCOLHERÁ OS AUTORES DO PRIMEIRO VOLUME DA OBRA “OBREIROS EM TEMPO DE ARTICULAÇÃO”, QUE TEM COMO OBJETIVO COMPILAR OS MELHORES TRABALHOS - APRESENTADOS EM LOJA OU NÃO – PRODUZIDOS E INSCRITOS POR IRMÃOS REGULARES DOS QUADROS DAS LOJAS MAÇÔNICAS BRASILEIRAS - JURISDICIONADAS ÀS MAIS DIVERSAS POTÊNCIAS, ASSIM COMO SUAS RESPECTIVAS ESPOSAS E FILHOS - RELACIONADOS AO TEMA “EDUCAÇÃO E CIDADANIA”, NO PERÍODO DE 13 DE AGOSTO A 22 DE NOVEMBRO DE 2015.

               III - Do calendário do Concurso Literário  

1- Lançamento do regulamento: 13 de agosto de 2015;

2-Período de inscrição dos trabalhos: 13 de agosto a 22 de novembro de 2015;

3-  Análise dos textos: de 23 de novembro a 15 de dezembro de 2015;

4 - Divulgação do resultado preliminar até 20 de dezembro de 2015;

5 - Recebimento de recursos on-line até 72 horas após o resultado preliminar;

6 - Avaliação dos recursos até 31 dezembro de 2015;

7 - Divulgação final dos resultados: 5 de janeiro de 2016 através do site do GOB-MG.

IV – Das Inscrições

2. Serão automaticamente desconsiderados os textos que chegarem ao e-mail após o dia 22 de novembro de 2015 ou desacompanhados da ficha de inscrição e da foto.

 

BELO HORIZONTE (MG), 30 DE OUTUBRO DE 2015

EDUARDO TEIXEIRA DE REZENDE

GRÃO-MESTRE DO GOB-MG

 NOVO BANNER LIVRO

1ª  ALTERAÇÃO  NO  REGULAMENTO

Cabeçalho

CLIQUE AQUI E ACESSE A ALTERAÇÃO DO REGULAMENTO

Normativa n.º EGM-02/15 - GSEC de 21 de setembro de 2015, da E.'. V.'.

Assunto: Altera o Regulamento do primeiro Concurso Literário do GOB-MG

 Data: 21 de setembro de 2015

O Grão-Mestre do Grande Oriente do Brasil - Minas Gerais, Eminente Irmão Eduardo Teixeira de Rezende, através da Grande Secretaria de Educação e Cultura e no uso de suas atribuições legais, considerando que a obra “OBREIROS EM TEMPO DE ARTICULAÇÃO” tem por objetivo propiciar um espaço de articulação, interação e discussão dos grandes temas nacionais por toda a família maçônica, e, para tanto, deve-se ampliar ao máximo o número de participantes, RESOLVE:

I- os itens a seguir elencados, constantes da NORMATIVA N.º EGM-01/15 - GSEC DE 17 DE AGOSTO DE 2015 que tornou público o REGULAMENTO DO PRIMEIRO CONCURSO LITERÁRIO DO GOB-MG, passam a ter a seguinte redação:

I - DO OBJETIVO

O GRANDE ORIENTE DO BRASIL – MINAS GERAIS, POR MEIO DE SUA GRANDE SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E CULTURA, TORNA PÚBLICO O PRESENTE REGULAMENTO DE PARTICIPAÇÃO NO CONCURSO LITERÁRIO QUE ESCOLHERÁ OS AUTORES DO PRIMEIRO VOLUME DA OBRA “OBREIROS EM TEMPO DE ARTICULAÇÃO”, QUE TEM COMO OBJETIVO COMPILAR OS MELHORES TRABALHOS - APRESENTADOS EM LOJA OU NÃO – PRODUZIDOS E INSCRITOS POR IRMÃOS REGULARES DOS QUADROS DAS LOJAS MAÇÔNICAS BRASILEIRAS - JURISDICIONADAS ÀS MAIS DIVERSAS POTÊNCIAS, ASSIM COMO SUAS RESPECTIVAS ESPOSAS E FILHOS - RELACIONADOS AO TEMA “EDUCAÇÃO E CIDADANIA”, NO PERÍODO DE 13 DE AGOSTO A 31 DE OUTUBRO DE 2015.

II - DAS CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO E DA ORGANIZAÇÃO

                         1. PODERÃO PARTICIPAR DO CONCURSO LITERÁRIO APENAS OS IRMÃOS QUE SE ENCONTREM EM SITUAÇÃO DE REGULARIDADE JUNTO À POTÊNCIA MAÇÔNICA À QUAL PERTENÇA. A PARTICIPAÇÃO DAS ESPOSAS E FILHOS FICA TAMBÉM CONDICIONADA A SITUAÇÃO DE REGULARIDADE DO IRMÃO JUNTO A POTÊNCIA MAÇONICA A QUAL PERTENÇA.

Belo Horizonte (MG), 21 de Setembro de 2015

Eduardo Teixeira de Rezende
Grão-Mestre do GOB-MG

Publicado em 21.09.2015

Banner1ConcursoLiterarioDoGOB MG Sitet
FAÇA AQUI O DOWNLOAD DO BANNER

Cabeçalho

CLIQUE AQUI E ACESSE A "Normativa n.º EGM-01/15 - GSEC de 17 de agosto de 2015, da E.'. V.'."

Normativa n.º EGM-01/15 - GSEC de 17 de agosto de 2015, da E.'. V.'.

Assunto: Regulamento do Primeiro Concurso Literário do GOB-MG

Data: 17 de agosto de 2015

O Grão-Mestre do Grande Oriente do Brasil - Minas Gerais, Eminente Irmão Eduardo Teixeira de Rezende, através da Grande Secretaria de Educação e Cultura e no uso de suas atribuições legais, estabelece regras para a publicação do primeiro volume da Obra “OBREIROS EM TEMPO DE ARTICULAÇÃO”, como forma de compilar e premiar os melhores textos produzidos por membros regulares da Maçonaria, em todo o território brasileiro, a partir da discussão de grandes temas nacionais, os quais serão propostos pelo Grão-Mestrado periodicamente, propiciando às Oficinas a criação de um espaço virtuoso de articulação para início da transformação que o país clama e de que precisa.

Sugerimos o tema EDUCAÇÃO E CIDADANIA para início dos nossos trabalhos, conclamando os Irmãos a participarem desta força-tarefa em prol do nosso Brasil.

A Maçonaria, até por conta de seus princípios fundamentais - Liberdade, Igual­dade e Fraternidade - sempre esteve à frente dos movimentos mundiais que objetivaram tornar os povos livres, independentes e pautados nos bons costumes. Através de sua visão progressista, do combate ao vício, à tirania e à injustiça social, ela tem a missão de educar a humanidade, esforçando-se para libertá-la, desenvolvê-la e fazer com que prospere continuamente.

A precária e incômoda situação da Educação brasileira, cujos resultados são os principais responsáveis pela parca atuação cidadã da maior parte de nossa gente, mostra, claramente, que em nosso país a maçonaria tem um ár­duo, penoso e desafiador trabalho pela frente, se quiser participar dos ideais libertários de grande parte da nossa população. É que, ler e escrever, esse inseparável binômio, indispensável à correta compreensão e expressão da realidade que nos cerca, são os ins­trumentos iniciais que conduzem o homem aos primeiros degraus da longa escada que o leva à liberdade e à cidadania.

Circunscrita aos seus Templos, a Maçonaria não estará cum­prindo integralmente os seus ideais básicos. Encastelada, a Insti­tuição se aparta do princípio da Liberdade, pois somente um ho­mem capaz de compreender e de expressar a realidade que o cerca, é livre realmente. A discussão de importantes Temas Nacionais e, paralelamente, o registro desta discussão e dos estudos apresentados no formato de livros, disponibilizados para cada Loja Maçônica do Brasil e para diversas Organizações propiciará a disseminação de nosso pensamento em relação aos mais importantes assuntos de interesse da nossa Ordem e do País.

O regulamento para participação deste primeiro volume da Obra “OBREIROS EM TEMPO DE ARTICULAÇÃO”, cujos autores serão premiados, é o que segue:

I - Do objetivo

O Grande Oriente do Brasil - Minas Gerais, por meio de sua Grande Secretaria de Educação e Cultura, torna público o presente Regulamento de participação no Concurso Literário que escolherá os autores do primeiro volume da obra “Obreiros em Tempo de Articulação”, que tem como objetivo compilar os melhores trabalhos -  apresentados em Loja ou não - produzidos e inscritos por Irmãos regulares dos quadros das Lojas Maçônicas brasileiras - jurisdicionadas às mais diversas potências - relacionados ao tema “Educação e Cidadania”, no período de 13 de agosto a 31 de outubro de 2015.  

II - Das condições de participação e da organização

1. Poderão participar do Concurso Literário apenas os irmãos que se encontrem em situação de regularidade junto à potência maçônica à qual pertença.   

2. O texto apresentado deverá ser rigorosamente inédito, seja na forma impressa, seja na forma eletrônica, sendo aceitos também trabalhos que já tenham sido apresentados em Loja, desde que não tenham sido publicados.

3. Não serão aceitas obras póstumas nem assinadas por grupos.

4. Cada concorrente poderá participar com apenas 1 (um) texto, sendo vedada a coautoria.

5. O tema escolhido para este Concurso Literário é “Educação e Cidadania”.

6 - Os autores deverão utilizar fonte Times New Roman tamanho 12, com espaçamento simples entre as linhas, 1,5 cm entre os parágrafos e todas as margens medindo 3 cm. Os textos deverão ter entre 2 (duas) e 05 (cinco) páginas.

7. A organização do volume i da obra “obreiros em Tempo de Articulação” ficará sob a responsabilidade do Irmão Eugênio Maria Gomes, Grande Secretário de Educação e Cultura do GOB-MG, que também se encarregará de compor a equipe que selecionará os textos a serem publicados.

8. É vedada a participação de membros da Grande Secretaria de Educação e Cultura do GOB-MG, assim como dos membros da equipe responsável pela seleção dos textos do referido Concurso Literário. 

 III - Do calendário do Concurso Literário

1- Lançamento do regulamento: 17 de agosto de 2015;

2-Período de inscrição dos trabalhos: 17 de agosto a 31 de outubro de 2015;

3-  Análise dos textos: de 1 de novembro a 15 de dezembro de 2015;

4 - Divulgação do resultado preliminar até 20 de dezembro de 2015;

5 - Recebimento de recursos on-line até 72 horas após o resultado preliminar;

6 - Avaliação dos recursos até 31 dezembro de 2015;

7 - Divulgação final dos resultados: 5 de janeiro de 2016 através do site do GOB-MG.

IV - Das Inscrições

1. As inscrições no Primeiro Concurso Literário do GOB/MG serão realizadas exclusivamente pela internet. Os trabalhos deverão ser enviados para o e-mail obreirosemtempodearticulacao@uol.com.br com o assunto: “Inscrição no Concurso Literário GOB-MG – Obreiros em Tempo de Articulação - Volume I”. Deve ser anexado o trabalho em formatos word e  pdf, acompanhado da ficha de inscrição contendo nome do autor, loja e potência a que pertence, número do cim, breve currículo (no máximo 8 linhas) e foto digitalizada formato 3x4, os quais serão utilizados na obra caso o concorrente seja selecionado.

2. Serão automaticamente desconsiderados os textos que chegarem ao e-mail após o dia 31 de outubro de 2015 ou desacompanhados da ficha de inscrição e da foto.

3. Os textos deverão apresentar o título do trabalho e o nome do autor.  

V - Da Seleção

1. O julgamento será feito por uma comissão julgadora composta por intelectuais maçons, de saber amplamente reconhecido e comprovado em literatura, indicada pelo Grande Secretário de Educação e Cultura do GOB-MG.

2. A avaliação dos textos será realizada com base nos critérios de originalidade, criatividade, qualidade técnico-literária empregada e respeito à formatação e limitação de caracteres especificadas no item 6, da parte II (Das Condições de Participação).

3.  divulgada a seleção inicial pela referida comissão, caberá recurso no prazo de 72 horas.

4. Das decisões finais da comissão julgadora não caberá novo recurso.

5. Serão selecionados 33 (trinta e três) textos para publicação no Livro “Obreiros em Tempo de Articulação – volume i”.

VI - Da premiação

1. Todos os participantes, independentemente de classificação, farão jus ao “Certificado de Participação no Concurso Literário do GOB-MG”.

2. Os autores classificados, além de terem seus trabalhos publicados no volume i da obra “Obreiros em Tempo de Articulação” receberão o troféu “Obreiros do Conhecimento” - assim intitulado em homenagem  à Loja Maçônica Obreiros de Caratinga 1832, pioneira no lançamento de um livro escrito por uma Oficina Maçônica - um diploma de participação e  3 (três) exemplares da obra da qual serão autores.

3. A solenidade de premiação acontecerá no dia 21 de abril de 2016, quando também acontecerá o lançamento da Obra, resultado deste Concurso Literário.  

VII - Das Disposições Finais

1- Ao  se inscreverem, os participantes concordam em ceder os direitos autorais dos textos ao GOB/MG, para publicação ou divulgação impressa e por meio eletrônico.

2. O GOB/MG não será responsável por nenhuma despesa referente ao comparecimento dos participantes à cerimônia de premiação.

3. A Secretaria Geral de Educação e Cultura do GOB-MG é a realizadora deste concurso.

4. A Obra será registrada na Biblioteca Nacional e terá ISBN ( Sistema Internacional Padronizado de Livros) com o registro de autoria “vários Autores” e “organização” Eugênio Maria Gomes - Secretaria de Educação e Cultura do GOB-MG.

5. Os trabalhos recebidos não serão devolvidos e passarão a pertencer ao acervo do Grande Oriente do Brasil – Minas Gerais.

6. A participação neste concurso implica aceitação total e irrestrita de todos os itens deste regulamento.

7. Casos omissos serão resolvidos pela comissão julgadora.

Belo Horizonte (MG), 17 de agosto de 2015

Eduardo Teixeira de Rezende
Grão-Mestre do GOB-MG

 Publicado em 31.08.2015

“Acesso restrito aos Obreiros do GOB-MG”

cadastro portal gob mg

Banneratualização Cadastral

GOB CARD

logotipo precon

BannerJornalGOB MG2016

bb

Sem Título 1

AMI

PAEL 2016

smi

gobmg convenios

BannerInternationalCard GOB